Pular para o conteúdo principal

Athos Bulcão





Andando por brasília é impossível não se encontrar um dia com uma obra de Athos Bulcão. Ele está no congresso, está em escolas, no aeroporto e até em capelas. A obra desse artista com certeza ajuda a suavizar e colorir o frio e cinza concreto de Brasília. De tanto ver para lá e para cá acabei ficando curiosa sobre esse tal de Athos Bulcão e resolvi pesquisar um pouco. Algumas surpresas: 1. Ele não trabalhou apenas com azulejos e 2.  tem obras espalhadas por outras cidades do país (inclusive Natal) e até fora do país. Abaixo segue um pouco da vida dele e algumas das obras  para vocês darem uma olhada.


Biografia

Athos Bulcão nasceu no Catete, Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918, e  passou sua infância em Teresópolis/RJ .Ele foi amigo de alguns dos mais importantes artistas brasileiros modernos, os maiores responsáveis por sua formação. Carlos Scliar, Jorge Amado, Pancetti, Enrico Bianco - que o apresentou a Burle Marx -, Milton Dacosta, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Ceschiatti, Manuel Bandeira entre outros. Em 1945 ele trabalhou como assistente de Cândido Portinari na execução do painel de São Francisco de Assis, na Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte. Estagiou no ateliê de Portinari, no Rio de Janeiro, até o final do ano. 


Em 1952 Athos foi admitido como funcionário do Ministério da Educação e Cultura (MEC), no Serviço de Documentação, sob orientação de Simeão Leal. Ali ele desenhou capas e fez ilustrações para revistas, catálogos e para livros.

A convite de Oscar Niemeyer, foi requisitado, em 1957, do MEC para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), criada pelo presidente Juscelino Kubitschek e, em agosto do ano seguinte, transferiu-se para Brasília com Oscar Niemeyer e sua equipe.

Realizou vários trabalhos em Brasília. Alguns deles foram os azulejos da Igrejinha de N. S. de Fátima e do Brasília Palace Hotel, o painel de pintura do Brasília Palace Hotel e a pintura do teto da Capela do Palácio da Alvorada. Ao longo de sua vida recebeu vários prêmios, honrarias e condecorações por seu trabalho em Brasília e fora dela.

Em 1965, Participou do movimento de protesto que culminou na demissão de mais de duzentos professores da Universidade de Brasília, sendo um dos que perderam o cargo. Só foi reintegrado à UNB  em 1988, através da Lei da Anistia. Ele lecionou no Instituto de Artes da UNB até receber aposentadoria compulsória, em 1990. Em 2006, foi promovido a Grande Oficial da Ordem de Rio Branco, o segundo maior grau da condecoração.

Athos Bulcão faleceu após uma parada cardiorespiratória no dia 31 de julho de 2008, aos 90 anos.

.
Obras



Caixa Econômica Federal - Natal/RN



Caixa Econômica Federal - Natal/RN


CLN 303 - Brasília/DF



Brasília Palace Hotel - Brasília/DF




Estação de Transbordo da Lapa - Salvador/BA



Aeroporto Juscelino Kubitschek - Brasília/DF


Congresso Nacional- Plenário do Senado - Brasília/DF



Escola Classe 407 Norte - Brasília -DF



Cine Brasília - Brasília/DF

Comentários

  1. Gostei das fotos, ótimas para relembrarmos o nosso artista Athos Bulcão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi quer deixar uma recado? Escreve aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Carol Rosseti

Eis um livro  que eu indico para vocês com todo o prazer! O livro MULHERES, de Carol Rosseti, reúne várias ilustrações da  autora e trata de um tema sempre muito importante: o direito de cada ser humano.  Nessa obra o foco são as mulheres, assim com "s" mesmo, a pluralidade de ser mulher: A mulher cis, a mulher trans, a mulher deficiente física, a mulher casada, a mulher solteira, a dona de casa, a prostituta, a tatuada, a homossexual, a bissexual, a heterossexual ... E por tratar dessa pluralidade feminina é que a Carol acaba tratando dos direitos das mulheres, mas também do direito de todos. Como ela mesmo diz: " A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas. Lembro que, quando eu era criança, era comum que os filmes/livros/animações protagonizados por personagens femininas fossem

Calendários 2017

Enfim 2017!  Sério já tava contando os segundo para 2016 ir embora, oh ano complicado... Mas deixando de falar do passado, ano novo é igual a inúmeras novas oportunidades. Entre elas a de ter um novo calendário lindo decorando sua casa, sua mesa, seu cantinho no escritório. Abaixo uma pequena seleção de calendários legais que encontrei na net para vocês, esperem que gostem ;) Não me mande flores My Wishes Blog do Math Huckleberry home F eliz Ano Novo !

Músicas da cerimônia de casamento

Montar lista de músicas não é fácil. Montar lista de músicas que embeleze um ritual e passe a mensagem que você quer em um dos momentos mais importantes da sua vida... ufa! Eu penei um bocado para fazer a lista, mas com a pressão de estar a menos de 52 dias para o casamento e com a ajuda da internet e do youtube encontrei a solução. A minha cerimonia vai ser uma celebração católica, então antes de tudo eu fui comprar os folhetos litúrgicos (ou folhinhas ou papeizinhos...). Quem é católico vai sacar, mas para quem não é esses folhetos contém a liturgia, o ritual de cada missa, com as leituras orações e músicas do dia. As músicas que estão lá não são obrigatórias, mas dão uma ideia do estilo esperado, da vibe . Depois de comprado os folhetos e escolhidas as leituras (porque na celebração do casamento tem duas opções para cada momento de leitura), eu defini (ou percebi) um tema. A minha cerimônia iria falar não da família ou da nossa história, mas do amor. Do amor que vai