Pular para o conteúdo principal

Músicas da cerimônia de casamento

Montar lista de músicas não é fácil. Montar lista de músicas que embeleze um ritual e passe a mensagem que você quer em um dos momentos mais importantes da sua vida... ufa!

Eu penei um bocado para fazer a lista, mas com a pressão de estar a menos de 52 dias para o casamento e com a ajuda da internet e do youtube encontrei a solução.

A minha cerimonia vai ser uma celebração católica, então antes de tudo eu fui comprar os folhetos litúrgicos (ou folhinhas ou papeizinhos...). Quem é católico vai sacar, mas para quem não é esses folhetos contém a liturgia, o ritual de cada missa, com as leituras orações e músicas do dia. As músicas que estão lá não são obrigatórias, mas dão uma ideia do estilo esperado, da vibe.

Depois de comprado os folhetos e escolhidas as leituras (porque na celebração do casamento tem duas opções para cada momento de leitura), eu defini (ou percebi) um tema. A minha cerimônia iria falar não da família ou da nossa história, mas do amor. Do amor que vai além do amor conjugal, que se estende para a família, para os amigos, para a sociedade.  Aí eu parti para definir as músicas.

Antes de mais nada tenho que avisar que  a minha cerimônia é um pouco diferente do tradicional. Eu não vou ter entrada de padrinhos, também não vou ter pajens ou damas, e não quero entrada da aliança (o namorado vai levar no bolso). Então a sequência será:

Noivo entra com a mãe
Noiva entra com pai
Aclamação ao evangelho
Canto de Louvor
Cumprimentos
Canto de Comunhão
Saída dos Noivos

O noivo está decidindo se "faz entrada" ou me espera já lá quietinho no altar, mas de qualquer forma eu resolvi por uma música para ele. A música escolhida foi a versão instrumental de "93 milion miles" do Jason Marz. Eu amo essa música e se bobear eu roubo dele (brincadeira). Mas sério, essa música me emociona muito.

Na minha entrada eu queria algo mágico, meio etério. Nunca pensei em entrar usando uma marcha nupcial, mas a dificuldade foi tanta que até dei uma colher de chá para elas. Não funcionou. As marchas eram excessivamente formais ou mesmo meio fúnebres. A escolhida depois de muito penar foi "Suite para Sollo Cello nº 1 em G Maior". de Bach

As próximas músicas são bem mais ligadas ao ritual, por isso eu escolhi, músicas religiosas. A aclamação do evangelho foi  "Tua palavra é assim" de Padre Zezinho. Escolhi porque fala justamente como o chamado de cristo, como o amor para com a sociedade, para com o "outro" é desafiante (minha interpretação). O Canto de louvor foi um gloria comum ( não sei o nome da música mas segue o link.É uma interpretação bem  amadora, mas foi o que eu encontrei ;)  )

Nos cumprimentos eu resolvi inovar e não usar uma música religiosa, tanto por que gostei da música que escolhi ("Gayana", Caetano Veloso), quanto por achar que os tradicionais "Paz , paz de cristo.." ou "Quero te dar a paz..." iam quebrar um pouco o clima.

Para o Canto de Comunhão eu escolhi "Fogo abrasador" da Toca de Assis. É uma música singela e muito tocante, também está bem dentro do tema "amor".

Juro que não foi proposital, mas a cerimonia vai terminar bem parecida como começou. A saída dos noivos será ao som de "I'm yours" - Jason Mars.

E aí o que acharam da minha lista de músicas? Depois do casamento conto como foi a parte musical, espero que dê tudo certo. E se você também está noiva/noivo espero ter ajudado em alguma coisa ;)







Comentários

  1. Priminha fofa do meu coração, descobri esse seu cantinho agora. Amei! E amei as músicas também. Nesse momento vale escolher com o coração, com aquilo que é significativo pra vocês.
    "DOGMA E RITUAL

    Os dogmas assustam como trovões
    e que medo de errar a seqüência dos ritos!
    Em compensação,
    Deus é mais simples do que as religiões.

    _____Mario Quintana - Apontamentos de Historia Sobrenatural"

    ResponderExcluir
  2. Se a letra de "I´m yours" não fosse tão longa (sou péssima de gravar letras) e eu tão ruim de inglês, eu tocava no ukulele pra vc <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Lu! (do cantinho e das músicas) E eu realmente ia adorar o ukulele srsrsrs mas ter você lá já vai ser ótimo!

      Excluir

Postar um comentário

Oi quer deixar uma recado? Escreve aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

Oi, bom dia, que tal acreditar mais na vida?

Imagem do Phellipe do blog "Coisas Boas Acontecem" Oi gente, sei que mais desapareço do que posto aqui,  mas tenho muita coisa acontecendo agora.   Sei que não contei para vocês, mas meu irmão cometeu suicídio ano passado, no final de novembro. Isso causou muita dor e muitas mudanças na minha família. Também passei (e ainda estou passando de certo modo) por uma situação complicada no trabalho. Um problema com um dos meus colegas que acabou por levar a várias alterações no meu escopo de trabalho. Enquanto isso meu processo de mudança de carreira continua em paralelo, e isso não é fácil. E para completar, meu casamento tá daquele jeito que agente chama de "anda indo". Não tá legal.  No fim das contas, estou lidando com muitas coisa complicadas de uma vez e nem sabia como voltar para cá. O que falar, como falar. Isso aqui é uma espécie de diário, mas não é. Pode ser que ninguém me leia, mas todo mundo tem acesso. É muito particular e ao m...

Áreas de foco

Continuando com a minha ideia de mudança de carreira, resolvi seguir uma dica do blog "Vida Organizada" da Thaís (nossa como estou íntima rsrs) e fazer uma mapa mental da minha vida com as minhas principais áreas de foco. Dá uma olhadinha aí em baixo como ficou: Sinceramente me ajudou bastante a ver (literalmente) mais claramente como eu penso a minha vida. Não como ela é exatamente, mas como eu a organizo na minha cabeça (mapa mental, dã). Duas coisas positivas eu tirei desse exercício logo de cara. Primeiro, no campo da saúde eu mapeei exatamente quais seriam as consultas periódicas: aquelas que a gente abe que tem que fazer todo ano, mas acaba esquecendo. No meu caso elas são: Dentista (6 em 6 meses), Ginecologista (1 vez ao ano), Psiquiatra ( eu sofro de TOC então é a cada 2 meses) e Oftalmologista (era todo ano, mas acabei de fazer cirurgia de miopia então não sei como vai ficar). Eu sei que cumprindo essa rotininha eu posso ficar tranquila e a  maior part...

Inspirações rústico/industrial/acolhedoras fáceis de fazer - cozinha

Nesse início de ano, além do meu hobbie mor  (arrumar minha casinha), ainda tem acontecido mais algumas coisas. Entre elas uma oportunidade de talvez, quem sabe comprar um lugarzinho próprio. Como sonhar não custa caro, e como esssas ideias serviriam inclusive para meu  apartamento fofo e alugado, vamos as fotos. Resolvi começar pela cozinha porque ela realmente é a alma da casa. Olha que estante linda, fácil e barata de fazer? É um bar, mas poderia ser numa cozinha tranquilo. E s combinação de cores? Quero tudo! (inclusive o vaso com flores e essa máquina de café degradê !) Não sou muito fã da mesa com tudo aberto e tenho medo das facas penduradas em imã (mesmo bonito não gosto delas com tão fácil acesso assim rsrsr). Mas que parede é essa gente! Tem placa furadinha azul clarinha para gente por tudo que quiser (ou conseguir) pendurar, tem quadros lindos , tem prateleira de caixa e,  principalmente, tem esses cestos para frutas e legumes que achei uma ideia ge...