Pular para o conteúdo principal

Músicas da cerimônia de casamento

Montar lista de músicas não é fácil. Montar lista de músicas que embeleze um ritual e passe a mensagem que você quer em um dos momentos mais importantes da sua vida... ufa!

Eu penei um bocado para fazer a lista, mas com a pressão de estar a menos de 52 dias para o casamento e com a ajuda da internet e do youtube encontrei a solução.

A minha cerimonia vai ser uma celebração católica, então antes de tudo eu fui comprar os folhetos litúrgicos (ou folhinhas ou papeizinhos...). Quem é católico vai sacar, mas para quem não é esses folhetos contém a liturgia, o ritual de cada missa, com as leituras orações e músicas do dia. As músicas que estão lá não são obrigatórias, mas dão uma ideia do estilo esperado, da vibe.

Depois de comprado os folhetos e escolhidas as leituras (porque na celebração do casamento tem duas opções para cada momento de leitura), eu defini (ou percebi) um tema. A minha cerimônia iria falar não da família ou da nossa história, mas do amor. Do amor que vai além do amor conjugal, que se estende para a família, para os amigos, para a sociedade.  Aí eu parti para definir as músicas.

Antes de mais nada tenho que avisar que  a minha cerimônia é um pouco diferente do tradicional. Eu não vou ter entrada de padrinhos, também não vou ter pajens ou damas, e não quero entrada da aliança (o namorado vai levar no bolso). Então a sequência será:

Noivo entra com a mãe
Noiva entra com pai
Aclamação ao evangelho
Canto de Louvor
Cumprimentos
Canto de Comunhão
Saída dos Noivos

O noivo está decidindo se "faz entrada" ou me espera já lá quietinho no altar, mas de qualquer forma eu resolvi por uma música para ele. A música escolhida foi a versão instrumental de "93 milion miles" do Jason Marz. Eu amo essa música e se bobear eu roubo dele (brincadeira). Mas sério, essa música me emociona muito.

Na minha entrada eu queria algo mágico, meio etério. Nunca pensei em entrar usando uma marcha nupcial, mas a dificuldade foi tanta que até dei uma colher de chá para elas. Não funcionou. As marchas eram excessivamente formais ou mesmo meio fúnebres. A escolhida depois de muito penar foi "Suite para Sollo Cello nº 1 em G Maior". de Bach

As próximas músicas são bem mais ligadas ao ritual, por isso eu escolhi, músicas religiosas. A aclamação do evangelho foi  "Tua palavra é assim" de Padre Zezinho. Escolhi porque fala justamente como o chamado de cristo, como o amor para com a sociedade, para com o "outro" é desafiante (minha interpretação). O Canto de louvor foi um gloria comum ( não sei o nome da música mas segue o link.É uma interpretação bem  amadora, mas foi o que eu encontrei ;)  )

Nos cumprimentos eu resolvi inovar e não usar uma música religiosa, tanto por que gostei da música que escolhi ("Gayana", Caetano Veloso), quanto por achar que os tradicionais "Paz , paz de cristo.." ou "Quero te dar a paz..." iam quebrar um pouco o clima.

Para o Canto de Comunhão eu escolhi "Fogo abrasador" da Toca de Assis. É uma música singela e muito tocante, também está bem dentro do tema "amor".

Juro que não foi proposital, mas a cerimonia vai terminar bem parecida como começou. A saída dos noivos será ao som de "I'm yours" - Jason Mars.

E aí o que acharam da minha lista de músicas? Depois do casamento conto como foi a parte musical, espero que dê tudo certo. E se você também está noiva/noivo espero ter ajudado em alguma coisa ;)







Comentários

  1. Priminha fofa do meu coração, descobri esse seu cantinho agora. Amei! E amei as músicas também. Nesse momento vale escolher com o coração, com aquilo que é significativo pra vocês.
    "DOGMA E RITUAL

    Os dogmas assustam como trovões
    e que medo de errar a seqüência dos ritos!
    Em compensação,
    Deus é mais simples do que as religiões.

    _____Mario Quintana - Apontamentos de Historia Sobrenatural"

    ResponderExcluir
  2. Se a letra de "I´m yours" não fosse tão longa (sou péssima de gravar letras) e eu tão ruim de inglês, eu tocava no ukulele pra vc <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou Lu! (do cantinho e das músicas) E eu realmente ia adorar o ukulele srsrsrs mas ter você lá já vai ser ótimo!

      Excluir

Postar um comentário

Oi quer deixar uma recado? Escreve aqui!

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Carol Rosseti

Eis um livro  que eu indico para vocês com todo o prazer! O livro MULHERES, de Carol Rosseti, reúne várias ilustrações da  autora e trata de um tema sempre muito importante: o direito de cada ser humano.  Nessa obra o foco são as mulheres, assim com "s" mesmo, a pluralidade de ser mulher: A mulher cis, a mulher trans, a mulher deficiente física, a mulher casada, a mulher solteira, a dona de casa, a prostituta, a tatuada, a homossexual, a bissexual, a heterossexual ... E por tratar dessa pluralidade feminina é que a Carol acaba tratando dos direitos das mulheres, mas também do direito de todos. Como ela mesmo diz: " A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas. Lembro que, quando eu era criança, era comum que os filmes/livros/animações protagonizados por personagens femininas fossem

Calendários 2017

Enfim 2017!  Sério já tava contando os segundo para 2016 ir embora, oh ano complicado... Mas deixando de falar do passado, ano novo é igual a inúmeras novas oportunidades. Entre elas a de ter um novo calendário lindo decorando sua casa, sua mesa, seu cantinho no escritório. Abaixo uma pequena seleção de calendários legais que encontrei na net para vocês, esperem que gostem ;) Não me mande flores My Wishes Blog do Math Huckleberry home F eliz Ano Novo !

As vezes ...