Pular para o conteúdo principal

Meu método de organização - Parte III - Casa


Oi, como prometido agora segue o post sobre meu método de organização em casa. Esse é um assunto um tanto espinhoso, porque, ao contrário do que aconteceu com o trabalho, eu ainda não cheguei a um equilíbrio na organização da casa.  Então resolvi ir aos pouquinho e  começar apresentando a "casa" em si.

Enquanto eu morei com meus pais a gente se mudou bastante, mas eu nunca morei em apartamento. Assim que saí da casa dos meus pais eu também fui morar em uma casa, mas quando vim para Brasília não tinha como: eu tive que enfrentar um apartamento. 

O apertamento que alugo aqui em Brasília tem cerca de 46 m², e é dividido em sala, cozinha, dois quartos, um banheiro minúsculo, uma varanda minúscula e um banheiro "normal". 

Sala

Na minha sala hoje fica a "sala de estar" e a "sala de jantar". A sala de estar tem um sofá de dois lugares de courino (comprado num conjunto, mas o maior foi para o saco em uma tentativa de remodelação - por uma empresa tá, não DIY), um banco de madeira que eu e namorado fizemos, um baú-mesa de centro (que serve para apoiar comida e guarda roupa de cama  - tá dá), algumas caixas que servem de aparador para tv e bugigangas, algumas plantas e uma luminária.


A sala de estar não é o cômodo mais periclitante da casa, mas tá numa série crise de identidade. Nada tá combinado muito. Depois que o sofá maior se foi (vá em paz meu amigo das noites insones...) o problema "espaço" melhorou, mas como precisamos usar o aparador no qual estava a TV para colocar na cozinha, as caixa tiveram que quebrar o galho. As caixa são legais, mas são muito baixas e o canto da TV ficou meio morto. Aí ainda tem o banco, que é lindo, mas na verdade tá tapando um buraco, já que no lugar dele devia ter um poltrona para formar o "cantinho de leitura". Mas como que a gente não tem dinheiro agora para a poltrona o banco vai ficando por ali mesmo.

O sofá é confortável e acho bonito,mas eu e o namorado gostamos de nos jogar no sofá e invariavelmente nosso pezinhos acabam apoiados na mesa de centro. Por isso a gente tava pensando em comprar um sofá extensível, ou pelo menos um pouco mais profundo (coma mais espaço para perna). Talvez um sofá mais baixo também fosse legal assim a gente poderia continuar com as caixas como aparador (não sei, é só uma ideia).

Sobre a pobre luminária a pouco o que falar. Ela foi comprada para o tal "cantinho da leitura", mas não tendo sua companheira poltrona, ficou meio deslocada.

Para completar a situação  tem o piso de cerâmica que eu odeio, que não combina com nada e está em todos os cômodos da casa (só para deixar claro, eu odeio esse piso especificamente e não todo e qualquer piso de cerâmica).

Resumindo: A sala precisa de muitas alterações, mas a gente tá conseguindo se virar. Não dá para mudar o piso, mas acredito que com algumas pequenas compras (vamos torcer por uma poltrona barata huhu!) e uma rearrumação as coisa se resolvam.

A sala de jantar  (que deve ter tipo 5m²) é basicamente uma mesa e uma estante que ocupam o espaço do ladinho na sala, no caminho  para a micro varanda. Serve também de vestíbulo ou hall de entrada. Aqui o problema é a mesa um pouco grande.


Dica 1 : Eu sei, eu sei. Quando a gente chega numa casa nova quer logo montar todos os cômodos e ver tudo bonitinho e funcional, mas não tenha pressa em comprar seus móveis. Você vai acabar comprando coisas que não se encaixam na sua vida (muito difíceis de limpar, desnecessárias, desconfortáveis etc.) ou na sua casa (muito grandes, muito altas, com uma cor complicada de combinar...). Eu sei que é difícil ter paciência nessa hora, mas tente. Por experiência própria comprar tudo o mais rápido possível vai te causar muita dor de cabeça no futuro.

Cozinha

Nossa cozinha é do tipo corredor e é nela que fica a entrada para o banheiro minúsculo. Essa entrada impede que se use a extensão toda da parede da pia, o que seria útil pra  dar um visual mais clean para a cozinha. Par melhorar  a circulação e dar a sensação de uma cozinha um pouco maior, a gente usou alguns truques. Tirou a porta de entrada (o que deu um baita espaço), comprou eletrodomésticos brancos (como os azulejos e os armários, que já estavam no apartamento), colocou umas plantinhas no parapeito para criar um "ponto focal" de cor, escondeu o bojão de gás (com o aparador que veio da sala). Não é uma super cozinha, mas está agradável e funcional. 
                        






Quarto 1

                             


                             

O quarto 1 é o quarto do casal. O quarto que usamos para dormir. nele estão a cama os criados mudo e a minha penteadeira ( que por enquanto está servindo de aparador para TV). Como não há espaço para mais muita coisa nosso guarda-roupa foi para no quarto 2


Quarto 2

O quarto 2 é um espaço multiuso: escritório para o namorado, closet e quarto de hospede.


O guarda -roupa foi feito por mim e pelo namorado. Nele guardamos nossas roupas (dã) e as toalhas.

                                 


Tem outro armário que serve de sapateira,  apoio para o escritório e guarda trecos no geral.


A cama foi um projeto DIY meu e do namorado também, só que esse merce uma pequena história. Compramos a bendita logo no primeiro mês, uma linda cama box. Afinal quem quer ficar dormindo encima do edredom no chão? (Pois é amig@s) Só que? A cama era horrível! Dura de doer (literalmente). A gente quase tava preferindo voltar para o chão. (lembra da dica 1 agora?)


Aí a gente fez de tudo: tentou maciar (tipo pulando feito uns loucos em cima da cama), colocou umas quatro camadas de lençol e por fim (depois de meses de dor nas costas) desistiu. Compramos uma cama de madeira na OLX e um novo colchão.

Mas ficou a pergunta o que fazer com a cama box?
Doar? - Mas quem a gente odeia tanto para dar esse trambolho? -
Jogar fora?- E o nosso dinheirinho, e as pessoas que precisam.?-
Vender? - Por 100 reais? Só a madeira dessa cama vale mais que isso.-

Diante deste impasse resolvemos desmontar e a transformamos em cama de solteiro + espaço de armazenamento.

Dica 2: Tente sempre aproveitar o que você já tem. Se o negócio não funciona, pensa se dá pra fazer outro uso e tente. Se não funcionava mesmo, se você estragar no seu projeto DIY que diferença vai fazer?


Banheiro "normal"

Esse é banheiro que a gente mais usa. O namorado costuma chamar de "meu banheiro", porque eu não uso o outro nem a pau. Eu chamo o outro de banheiro de emergência, aliás ele é tão diminuto que eu me recuso a falar mais qualquer coisa, uma foto basta:



Mas voltando para o banheiro "normal", aqui nós não pudemos fazer muita coisa, veio praticamente tudo no apartamento e agente não se arriscou a tirar. Nossa única contribuição é a plantinha em cima da bancada.

               







Varanda

Aqui nós tentamos manter nosso sonho de ter um pedacinho de terra, mesmo que seja em vaso. Enchemos de plantinhas e fizemos nossa pequena "mata". A grade da parte de cima do nosso carro está guardada aqui por falta de outro espaço qualquer que permita esse armazenamento (tipo,  uma garagem).

E aí? Gostaram do meu apartamento? Bom eu gostei de apresentar, principalmente porque agora eu tenho fotos para  um antes - e- depois , rsrsrs.

A minha experiência te ajudou em alguma coisa? Quer me dar alguma dica? Comenta aí embaixo!






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Carol Rosseti

Eis um livro  que eu indico para vocês com todo o prazer! O livro MULHERES, de Carol Rosseti, reúne várias ilustrações da  autora e trata de um tema sempre muito importante: o direito de cada ser humano.  Nessa obra o foco são as mulheres, assim com "s" mesmo, a pluralidade de ser mulher: A mulher cis, a mulher trans, a mulher deficiente física, a mulher casada, a mulher solteira, a dona de casa, a prostituta, a tatuada, a homossexual, a bissexual, a heterossexual ... E por tratar dessa pluralidade feminina é que a Carol acaba tratando dos direitos das mulheres, mas também do direito de todos. Como ela mesmo diz: " A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas. Lembro que, quando eu era criança, era comum que os filmes/livros/animações protagonizados por personagens femininas fossem

Músicas da cerimônia de casamento

Montar lista de músicas não é fácil. Montar lista de músicas que embeleze um ritual e passe a mensagem que você quer em um dos momentos mais importantes da sua vida... ufa! Eu penei um bocado para fazer a lista, mas com a pressão de estar a menos de 52 dias para o casamento e com a ajuda da internet e do youtube encontrei a solução. A minha cerimonia vai ser uma celebração católica, então antes de tudo eu fui comprar os folhetos litúrgicos (ou folhinhas ou papeizinhos...). Quem é católico vai sacar, mas para quem não é esses folhetos contém a liturgia, o ritual de cada missa, com as leituras orações e músicas do dia. As músicas que estão lá não são obrigatórias, mas dão uma ideia do estilo esperado, da vibe . Depois de comprado os folhetos e escolhidas as leituras (porque na celebração do casamento tem duas opções para cada momento de leitura), eu defini (ou percebi) um tema. A minha cerimônia iria falar não da família ou da nossa história, mas do amor. Do amor que vai

Quarto com glamour

Como já disse, eu não sou exatamente do tipo glamourosa, mas esse quarto abaixo me deu vontade de colocar um pouquinho mais de glamour e dourado na minha vida. Confere!