Pular para o conteúdo principal

Das 8h as 18 h - a produtividade





Sinceramente eu estou rezando por umas férias. Minha cabeça não está no trabalho, meu corpo se recusa a ajudar e eu, portanto, não tô rendendo nada. Eu gostaria de saber  o que leva  à gente em um dia estar super empolgado e no outro estar sem vontade de levantar um dedinho que seja para essa coisa chamada trabalho.

As vezes eu desconfio que nem é tanto o trabalho repetitivo em si, tem mais  a ver com ficar presa em um escritório 10 h por dia e não poder sair mesmo que não tenha mais nada para fazer. E continuar fingindo de frente para o computador, já que não dá para começar um papo ou resolver um problema, ou sair para um lanche.

Sei lá, mas acho que atividades manuais repetitivas, desde que o ambiente permita a conversa entre os trabalhadores,é bem menos estressante do que essa atividade mental (muitas vezes repetitiva) dos escritórios. Fuxicar é fazer fuxico, e fuxico não é nada mais nada menos que um bolinho de tecido em formato especial que as mulheres levavam horas costurando em conjunto. Eu também já fiz farinha de mandioca de modo artesanal com a minha família, e por mais fisicamente cansativo que seja é muito mais descontraído, mentalmente revigorante, até divertido em algumas horas.

Talvez eu tenha essa opinião porque nunca fiz essas atividades profissionalmente, nunca as realizei todos os dias, nunca foram meu ganha-pão. Talvez seja só uma síndrome da "grama do vizinho é mais verde", mas  mesmo assim eu acho que esse regime de trabalho dos escritórios é um matador de produtividade, não funciona direito. Pelo menos não para mim.

Eu acho que esse horário comercial (das 8h as 18 h) faz sentido para a instituição quando se trata de atendimento ao público, mas mesmo assim não faz sentido para o trabalhador. A única coisa que ele consegue fazer é trabalhar, se deslocar casa-trabalho, comer e dormir. O resto funciona mal e mal. Não dá para resolver os pepinos que surgem na viada normal, não dá para fazer um curso sem um sacrifício sobre humano, não dá para acompanhar o crescimento dos filhos mais de perto (é tempo integral, babá, avós, ou deixar sozinhos).

E aí é óbvio que a cabeça voa. E aí cada dia o trabalhador fica mais e mais cansado, sendo o final de semana uma correria épica para fazer tudo que ele não conseguiu fazer na semana . Inclusive viver.

SE os horários de trabalho padrão fossem diferentes, teria mais gente comprando, visitando eventos culturais, fazendo cursos. E teria mais gente feliz e produtiva. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Carol Rosseti

Eis um livro  que eu indico para vocês com todo o prazer! O livro MULHERES, de Carol Rosseti, reúne várias ilustrações da  autora e trata de um tema sempre muito importante: o direito de cada ser humano.  Nessa obra o foco são as mulheres, assim com "s" mesmo, a pluralidade de ser mulher: A mulher cis, a mulher trans, a mulher deficiente física, a mulher casada, a mulher solteira, a dona de casa, a prostituta, a tatuada, a homossexual, a bissexual, a heterossexual ... E por tratar dessa pluralidade feminina é que a Carol acaba tratando dos direitos das mulheres, mas também do direito de todos. Como ela mesmo diz: " A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas. Lembro que, quando eu era criança, era comum que os filmes/livros/animações protagonizados por personagens femininas fossem

Músicas da cerimônia de casamento

Montar lista de músicas não é fácil. Montar lista de músicas que embeleze um ritual e passe a mensagem que você quer em um dos momentos mais importantes da sua vida... ufa! Eu penei um bocado para fazer a lista, mas com a pressão de estar a menos de 52 dias para o casamento e com a ajuda da internet e do youtube encontrei a solução. A minha cerimonia vai ser uma celebração católica, então antes de tudo eu fui comprar os folhetos litúrgicos (ou folhinhas ou papeizinhos...). Quem é católico vai sacar, mas para quem não é esses folhetos contém a liturgia, o ritual de cada missa, com as leituras orações e músicas do dia. As músicas que estão lá não são obrigatórias, mas dão uma ideia do estilo esperado, da vibe . Depois de comprado os folhetos e escolhidas as leituras (porque na celebração do casamento tem duas opções para cada momento de leitura), eu defini (ou percebi) um tema. A minha cerimônia iria falar não da família ou da nossa história, mas do amor. Do amor que vai

Quarto com glamour

Como já disse, eu não sou exatamente do tipo glamourosa, mas esse quarto abaixo me deu vontade de colocar um pouquinho mais de glamour e dourado na minha vida. Confere!