Quando você estiver destralhando você vai perceber algumas coisas inusitadas: sei lá que tem uns potes de comida na sua sala, ou uma pasta de dentes no quarto, ou sapatos no banheiro, coisas assim.
Você pode ir andando com seu saquinho de destralha e ir levando essas coisas para seus cômodos de origem, ou esperar acabar seu momento destralhamento e depois levar, mas você vai levar ( pelo menos imagino que vai). Então pronto! você já começou a fazer o passo 2 - Colocar cada coisa em seu lugar.
Como você pode ver o início desse passo não é muito complexo: A gente já tenha um carta ideia de em qual cômodo da casa a maioria das coisas se encaixa, e trazer essas coisa para seu cômodo certo é o início do processo.
O uso do termo processo não é a toa. Na verdade, colocar cada coisa em seu lugar abrange quase tudo que a gente costuma chamar de organizar e por isso é mais um processo que tem várias partes.
Determinar onde as coisas vão ficar
O uso do termo processo não é a toa. Na verdade, colocar cada coisa em seu lugar abrange quase tudo que a gente costuma chamar de organizar e por isso é mais um processo que tem várias partes.
Determinar onde as coisas vão ficar
Com as coisas em seus cômodos a ideia é ir trabalhando cômodo por cômodo e determinando onde cada coisa vão ficar. Para funcionar o ideal aqui é setorizar.
Na cozinha, por exemplo, uma gaveta para os talheres, outra para os sacos, outra para pegadores , tesouras e conchas; um prateleira para os pratos, outras para copos, outra para bandejas, um armário para panelas, uma gaveta específica para os mantimentos.
Na sala: uma prateleira para os livros, uma outra para pastas, outra para bebidas.
Escolhendo esses pontos de onde vão ficar você também começa a decidir como vão ficar e consegue perceber se precisa de mais lugares de armazenamento.
Determinar como as coisas vão ficar
A gaveta de talheres fica um bagunça? Você precisa de um separador de talheres.
As contas ficam na sala? Aonde? Pode ser numa pilha, mas a chance de isso dar errado e elas se espalharem todas é enorme. E para achar a "conta de luz de outubro que eu não sei se eu paguei" é bem difícil. Que tal em pastas? Ou em caixas?
É aqui que você pensa como vai guardar e como vai achar as coisa que guardar. É nessa hora que cestos, caixas, pastas, ganchos e bandejas entram. É hora de pensar no que tem que ficar na mão e o que pode ser armazenado mais longe dos olhos. É hora de pensar na sua rotina, de como é mais fácil de encontrar, de manter, quanto é mais bonito, enfim, boa parte das técnicas de "arrumação" e dos métodos de organização entra aqui.
Novamente você pode fazer uma geral, mas sugiro ir cômodo por cômodo ( na medida do pósível claro que arrumar um vai influenciar outro, mas a ideia é escolher um e focar sua energia lá.)
Destralhar mais um pouquinho
Você talvez já tenha feito isso na primeira vez que destralhou, mas se não, agora é hora de definir lugar para as coisas que você foi encontrando e que não são exatamente tralha, mas precisam de conserto, ou de coisas que são tralha para você, mas que estão em bom estado para doar.
Escolha lugares de armazenamento para essas coisas e defina também tempo que elas podem ficar armazenadas lá. Se não fizer isso, vai acabar criando depósitos de tralha do tipo "Buraco Negro: as coisa entram e nunca mais saem.
Cada um desses subpassos merece um post, ou vários, só para eles, eu sei. Mas minha ideia foi dar uma visão geral da coisa e ajudar a gente a se situar e "organizar" - rsrsrs - o processo de organização na nossa cabeça.
Na cozinha, por exemplo, uma gaveta para os talheres, outra para os sacos, outra para pegadores , tesouras e conchas; um prateleira para os pratos, outras para copos, outra para bandejas, um armário para panelas, uma gaveta específica para os mantimentos.
Na sala: uma prateleira para os livros, uma outra para pastas, outra para bebidas.
Escolhendo esses pontos de onde vão ficar você também começa a decidir como vão ficar e consegue perceber se precisa de mais lugares de armazenamento.
Determinar como as coisas vão ficar
A gaveta de talheres fica um bagunça? Você precisa de um separador de talheres.
As contas ficam na sala? Aonde? Pode ser numa pilha, mas a chance de isso dar errado e elas se espalharem todas é enorme. E para achar a "conta de luz de outubro que eu não sei se eu paguei" é bem difícil. Que tal em pastas? Ou em caixas?
É aqui que você pensa como vai guardar e como vai achar as coisa que guardar. É nessa hora que cestos, caixas, pastas, ganchos e bandejas entram. É hora de pensar no que tem que ficar na mão e o que pode ser armazenado mais longe dos olhos. É hora de pensar na sua rotina, de como é mais fácil de encontrar, de manter, quanto é mais bonito, enfim, boa parte das técnicas de "arrumação" e dos métodos de organização entra aqui.
Novamente você pode fazer uma geral, mas sugiro ir cômodo por cômodo ( na medida do pósível claro que arrumar um vai influenciar outro, mas a ideia é escolher um e focar sua energia lá.)
Destralhar mais um pouquinho
Você talvez já tenha feito isso na primeira vez que destralhou, mas se não, agora é hora de definir lugar para as coisas que você foi encontrando e que não são exatamente tralha, mas precisam de conserto, ou de coisas que são tralha para você, mas que estão em bom estado para doar.
Escolha lugares de armazenamento para essas coisas e defina também tempo que elas podem ficar armazenadas lá. Se não fizer isso, vai acabar criando depósitos de tralha do tipo "Buraco Negro: as coisa entram e nunca mais saem.
Cada um desses subpassos merece um post, ou vários, só para eles, eu sei. Mas minha ideia foi dar uma visão geral da coisa e ajudar a gente a se situar e "organizar" - rsrsrs - o processo de organização na nossa cabeça.
Com certeza tem vária outras formas de dividir esses passos, mas é essa é a minha. No próximo da série vamos ver o 4 º passo - Planejar.
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