Pular para o conteúdo principal

Colocar cada coisa em seu lugar - passo 2



Quando você estiver destralhando você vai perceber algumas coisas inusitadas: sei lá que tem  uns potes de comida na sua sala, ou uma pasta de dentes no quarto, ou sapatos no banheiro, coisas assim.

Você pode ir andando com seu saquinho de destralha e ir levando essas coisas para seus cômodos de origem, ou esperar acabar seu momento destralhamento e depois levar, mas  você vai levar ( pelo menos imagino que vai). Então pronto! você já começou a fazer o passo 2 - Colocar cada coisa em seu lugar. 

Como você pode ver  o início desse passo não é muito complexo: A gente já tenha um carta ideia de em qual cômodo da casa a maioria das coisas se encaixa, e trazer essas coisa para seu cômodo certo é o início do processo.

O uso do termo processo não é a toa. Na verdade, colocar cada coisa em seu lugar abrange quase tudo que a gente costuma chamar de organizar e por isso é mais um processo que tem várias partes.

Determinar onde as coisas vão ficar

Com as coisas em seus cômodos a ideia é ir trabalhando cômodo por cômodo  e determinando onde cada coisa vão ficar. Para funcionar o ideal aqui é setorizar.

Na cozinha, por exemplo, uma gaveta para os talheres, outra para os sacos, outra para pegadores , tesouras e conchas; um prateleira para os pratos, outras para copos, outra para bandejas,  um armário para panelas, uma gaveta específica para os mantimentos.

Na sala: uma prateleira para os livros, uma outra para pastas, outra para bebidas.

Escolhendo esses pontos de onde vão ficar você também começa a decidir como vão ficar e consegue perceber se precisa de mais lugares de armazenamento.

Determinar como as coisas vão ficar

A gaveta de talheres fica um bagunça? Você precisa de um separador de talheres.

As contas ficam na sala? Aonde? Pode ser numa pilha, mas a chance de isso dar errado e elas se espalharem todas é enorme. E para achar  a "conta de luz de outubro que eu não sei se eu paguei" é bem difícil.  Que tal em pastas?  Ou em caixas?

É aqui que você pensa como vai guardar e como vai achar as coisa que guardar. É nessa  hora que cestos, caixas, pastas, ganchos e bandejas entram. É hora de pensar no que tem que ficar na mão e o que pode ser armazenado mais longe dos olhos. É hora de pensar na sua rotina, de como é mais fácil de encontrar, de manter, quanto é mais bonito, enfim, boa parte das técnicas de "arrumação" e dos métodos de organização entra aqui.

Novamente você pode fazer uma geral, mas sugiro ir cômodo por cômodo ( na medida do pósível claro que arrumar um vai influenciar outro, mas a ideia é escolher um e focar  sua energia lá.)


Destralhar mais um pouquinho

Você talvez já tenha feito isso na primeira vez que destralhou, mas se não, agora é hora de definir lugar para as coisas que você foi encontrando e que não são exatamente tralha, mas precisam de conserto, ou de coisas que  são tralha para você, mas que estão em bom estado para doar.

Escolha lugares de armazenamento para essas coisas e defina também tempo que elas podem  ficar armazenadas lá. Se não fizer isso, vai acabar criando depósitos de tralha do tipo  "Buraco Negro: as coisa entram e nunca mais saem.



Cada um desses subpassos merece um post, ou vários, só para eles, eu sei. Mas minha ideia foi dar uma visão  geral da coisa e ajudar a gente a se situar e  "organizar" - rsrsrs - o processo de organização na nossa cabeça.

Com certeza tem vária outras formas de dividir esses passos, mas é essa é a minha. No próximo da série vamos ver  o 4 º passo - Planejar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Carol Rosseti

Eis um livro  que eu indico para vocês com todo o prazer! O livro MULHERES, de Carol Rosseti, reúne várias ilustrações da  autora e trata de um tema sempre muito importante: o direito de cada ser humano.  Nessa obra o foco são as mulheres, assim com "s" mesmo, a pluralidade de ser mulher: A mulher cis, a mulher trans, a mulher deficiente física, a mulher casada, a mulher solteira, a dona de casa, a prostituta, a tatuada, a homossexual, a bissexual, a heterossexual ... E por tratar dessa pluralidade feminina é que a Carol acaba tratando dos direitos das mulheres, mas também do direito de todos. Como ela mesmo diz: " A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas. Lembro que, quando eu era criança, era comum que os filmes/livros/animações protagonizados por personagens femininas fossem

Calendários 2017

Enfim 2017!  Sério já tava contando os segundo para 2016 ir embora, oh ano complicado... Mas deixando de falar do passado, ano novo é igual a inúmeras novas oportunidades. Entre elas a de ter um novo calendário lindo decorando sua casa, sua mesa, seu cantinho no escritório. Abaixo uma pequena seleção de calendários legais que encontrei na net para vocês, esperem que gostem ;) Não me mande flores My Wishes Blog do Math Huckleberry home F eliz Ano Novo !

Músicas da cerimônia de casamento

Montar lista de músicas não é fácil. Montar lista de músicas que embeleze um ritual e passe a mensagem que você quer em um dos momentos mais importantes da sua vida... ufa! Eu penei um bocado para fazer a lista, mas com a pressão de estar a menos de 52 dias para o casamento e com a ajuda da internet e do youtube encontrei a solução. A minha cerimonia vai ser uma celebração católica, então antes de tudo eu fui comprar os folhetos litúrgicos (ou folhinhas ou papeizinhos...). Quem é católico vai sacar, mas para quem não é esses folhetos contém a liturgia, o ritual de cada missa, com as leituras orações e músicas do dia. As músicas que estão lá não são obrigatórias, mas dão uma ideia do estilo esperado, da vibe . Depois de comprado os folhetos e escolhidas as leituras (porque na celebração do casamento tem duas opções para cada momento de leitura), eu defini (ou percebi) um tema. A minha cerimônia iria falar não da família ou da nossa história, mas do amor. Do amor que vai