Pular para o conteúdo principal

Destralhar - Passo 1


Não tenha nada na sua casa que não seja  útil, ou que você não acredite ser lindo (tradução livre)


Continuando na  onda de organização, e da sensação de harmonia e paz que vem com ela, eu vou tratar de alguns passos de organização.

Eu não sei se já falei sobre isso, mas o processo de destralhar é o primeiro e um dos principais pilares de qualquer organização. Aprendi esse termo com a Thaís do Vida Organizada e com ela também aprendi a máxima "Não se organiza tralha". 

Ou seja, não dá pra organizar aquilo que é "tralha" na nossa vida: que temos sem necessidade, em excesso, ou que é inútil. E jogar fora essa tralha é "destralhar".

Mas o que é tralha exatamente? É difícil de definir, até porque utilidade também é. Um quadro pode ser extremamente necessário para alguém que detesta paredes brancas, mas um estorvo para um minimalista ou para quem mora numa quitinete sem espaço nem para pensar.

Utilidade tem haver com fazer bem, e isso pode ser na vida prática - como um prato - ou fazer bem para a alma, para a mente - como um livro, um quadro, uma carta de uma amiga da infância.

O que a gente precisa ter em mente é se aquilo 1 - está nos fazendo bem, tem alguma utilidade, significado, para nós e 2 - se essa "utilidade" vale mais que o custo que temos para manter esse objeto. 

Agora aqui está o pulo do gato, custo não é só dinheiro: é o tempo a mais que você dedica de limpeza por causa daquele objeto, é o espaço que ele ocupa na sua casa (você poderia usar aquele espaço para outra coisa então, sim, ele tem um custo), é o tanto de preocupação que você tem com aquilo ( não manchar, não rasgar, não quebrar etc), quanto de recursos naturais ele usa, e as vezes é até o custo financeiro mesmo (manutenção, impostos etc.)

É medindo, pesando, utilidade e custo que você define o que é tralha.  E depois que você defini você joga fora. Simples assim.

O ideal é começar com o simples: quem precisa de embalagens e mais embalagens vazias  de vários produtos? Ou de pedaços de papel com lembretes para semana passada?

Comece por aí. Passe com um saquinho pegando essas coisas inúteis e  não precisa fazer um limpa de uma vez,  5 a 10 minutos de limpa são o suficientes para começar.

Depois a gente vai evoluindo para coisas mais complexas - vasilhas de sorvete, correspondência, o que você quiser. E também vais destralhando o que tem de diminuir: você tem de ter sacolas para por o lixo (pelo menos o seco - se você fizer compostagem), mas não precisa ter duas - ou cinco- gavetas cheias de sacola de plástico.

E destralhar é um processo contínuo então não pira. Você não vai destralhar tudo de um vez. Até porque seu senso de necessário vai sendo refinado e sua capacidade de desapego também.

Por exemplo, hoje se um creme (de cabelo, de pele, tanto faz) não funciona para mim, e ninguém do meu círculo social quer, eu não tenho dó de jogar no lixo. Mas antes eu ficava me dizendo "vou dar um jeito de usar..."  e o creme ficava lá ocupando espaço e me lembrando do dinheiro gasto até perder a validade. Isso fazia com que eu tivesse uma prateleira cheia de cremes que não usava a metade. Espaço desperdiçado e sanidade também, porque olhar todo dia para experiência frustada não é nada legal, concorda?

Por experiência própria e alheia, o mais difícil provavelmente vai ser fazer esse processo com coisas de valor sentimental. Só posso dar duas dicas: Começa com pequenas partes (um baú de cartas, outro dia uma coleção, ou seus enfeites, enfim, você entendeu) e pegue para fazer isso um dia que você estiver com energia e sem muita paciência. Caso contrário  o destralhamento pode durar horas ou dias e você ainda não vai terminar, resultando na necessidade de conviver desconfortavelmente com pilhas de papeis ( ou qualquer outra coisa) pela casa .

Ao destralhar você "limpa" sua casa, diminui as coisas que precisa organizar e, principalmente, você começa a realmente perceber as coisas que tem e onde elas estão, aí o próximo passo se torna bem mais fácil e quase automático: Colocar as coisas no lugar. Achar,criar, determinar um lugar para cada coisa é o segundo, e considero o mais importante, passo para se organizar. Mais só pode ser feito sem tralha atravancando os cantos.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Carol Rosseti

Eis um livro  que eu indico para vocês com todo o prazer! O livro MULHERES, de Carol Rosseti, reúne várias ilustrações da  autora e trata de um tema sempre muito importante: o direito de cada ser humano.  Nessa obra o foco são as mulheres, assim com "s" mesmo, a pluralidade de ser mulher: A mulher cis, a mulher trans, a mulher deficiente física, a mulher casada, a mulher solteira, a dona de casa, a prostituta, a tatuada, a homossexual, a bissexual, a heterossexual ... E por tratar dessa pluralidade feminina é que a Carol acaba tratando dos direitos das mulheres, mas também do direito de todos. Como ela mesmo diz: " A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas. Lembro que, quando eu era criança, era comum que os filmes/livros/animações protagonizados por personagens femininas fossem

Músicas da cerimônia de casamento

Montar lista de músicas não é fácil. Montar lista de músicas que embeleze um ritual e passe a mensagem que você quer em um dos momentos mais importantes da sua vida... ufa! Eu penei um bocado para fazer a lista, mas com a pressão de estar a menos de 52 dias para o casamento e com a ajuda da internet e do youtube encontrei a solução. A minha cerimonia vai ser uma celebração católica, então antes de tudo eu fui comprar os folhetos litúrgicos (ou folhinhas ou papeizinhos...). Quem é católico vai sacar, mas para quem não é esses folhetos contém a liturgia, o ritual de cada missa, com as leituras orações e músicas do dia. As músicas que estão lá não são obrigatórias, mas dão uma ideia do estilo esperado, da vibe . Depois de comprado os folhetos e escolhidas as leituras (porque na celebração do casamento tem duas opções para cada momento de leitura), eu defini (ou percebi) um tema. A minha cerimônia iria falar não da família ou da nossa história, mas do amor. Do amor que vai

Quarto com glamour

Como já disse, eu não sou exatamente do tipo glamourosa, mas esse quarto abaixo me deu vontade de colocar um pouquinho mais de glamour e dourado na minha vida. Confere!