Pular para o conteúdo principal

O que você precisa considerar antes de fazer uma mudança de carreira




Sua carreira é uma grande parte de sua vida. Então, é da natureza humana querer um trabalho que faz você se sentir plenamente realizado e inspirado.

No entanto, nem todo mundo tem a sorte de encontrar uma carreira adequada desde o início. Afinal, você não pode realmente saber o quão bem você vai se dar fazendo algo até que você realmente começa a fazê-lo.

Alguns de nós passam alguns anos em um determinado trabalho e, em seguida, percebem que é hora de fazer uma mudança muito drástica.

Eu estive lá eu mesma, então eu sei que dar  um grande salto em sua carreira pode ser uma terrível (e ao mesmo tempo emocionante!) experiência. E além dessas borboletas no estômago, é também um momento que é preenchido com uma quantidade aparentemente interminável de perguntas: Qual é o próximo passo? O que eu realmente quero fazer? Eu estou tomando a decisão certa? Será que vou me arrepender disso? Realmente posso fazer isso?

A mudança de carreira pode acabar sendo algo que é de grande benefício para você, especialmente se você não está se sentindo satisfeito com o que você está fazendo atualmente. No entanto, ainda é uma escolha que merece alguma reflexão e consideração cuidadosa. É uma grande decisão, então você não deve planejar fazer uma mudança como uma fantasia.

O que você deve pensar antes de decidir se deve ou não fazer uma mudança profissional? Faça a si mesmo estas seis perguntas, e você com certeza você vai chegar a uma conclusão sobre a qual vai poder se sentir bem!

1. É o que você está fazendo ou para quem você está fazendo?

O seu empregador e cultura da sua  empresa  pode ter um grande impacto sobre a forma como você se sente sobre seu trabalho de todo dia. Então, é importante que você saiba a diferença entre não gostar de seu trabalho e não gostar de sua empresa.

Pegue um bloco e uma caneta e liste exatamente o que é frustrante para você sobre sua situação atual. Este é o seu momento de desabafar, então vá em frente e seja honesto com você mesmo. Quando acabar, dê uma olhada em sua lista.

Os problemas listados são relacionados especificamente com a sua posição, por exemplo, como o seu trabalho não é criativo o suficiente ou como você gostaria a oportunidade de trabalhar mais com pessoas? Ou, os seus itens são todos defeitos de seu empregador atual - como o seu chefe é um micro-gerente total e o código de vestimenta é um obstáculo?

É importante que você separe um tempo para pensar e fazer uma diferenciação. Afinal, você pode não precisar (ou mesmo querer!) mudar de carreira - você pode só precisar  mudar de empregador.

2. O que você não gosta sobre o seu trabalho, agora?

Então, você completou o primeiro passo, e determinou que realmente é o seu trabalho que está fazendo você infeliz. E agora? Bem, você precisa passar um pente fino na sua posição atual, para detalhar cada pequena coisa que te frustra no seu trabalho.

Você provavelmente já tem um bom começo na resposta da primeira questão. Mas, você precisa realmente cavar fundo aqui para se certificar de que você identificou todas as coisas que te fazem infeliz em seu trabalho atual. Isso pode fazer você se sentir choramingante ou insatisfeito, mas lembre-se que é uma coisa importante a fazer. Estar ciente do que você quer evitar em carreiras e posições futuras irá ajudá-lo a evitar saltar da frigideira direto para o fogo, por assim dizer.

3. O que você quer?


Agora é a parte divertida, você começa a decidir sobre qual vai ser o seu próximo passo. Para onde você quer ir? Você já determinou o que você não quer, então agora é hora de pensar sobre o que você realmente quer.

Se você está considerando uma mudança de carreira, você provavelmente já tem uma ideia geral de para que tipo de trabalho você gostaria de mudar. Mas, se não, faça uma pesquisa para realmente ir parar em algo que vai fazer você feliz. Em que você gosta de gastar seu tempo? Faça um brainstorm de todas as coisas que fazem você se sentir realizado e inspirado, e veja se você pode amarrar essas coisas (ou mesmo apenas algumas delas!) em um trabalho específico.

Não só este passo vai ajudá-lo a se organizar para o seu próximo movimento, mas também irá te dar um pouco de confiança e incentivo muito necessários. Você sempre quer sentir como se estivesse correndo em direção a algo, não longe de algo.

4. É um plano de carreira viável?


Você sabia que uma verificação da realidade tinha que vir mais cedo ou mais tarde, e aqui está. Identificar o seu emprego dos sonhos é uma coisa. Mas, você também precisa ter certeza de que ele é realmente uma opção realista. Claro, você quer uma carreira que faz você se sentir realizado e inspirado, mas ela também precisa pagar suas contas.

Isso pode parecer desanimador. No entanto, não olhe para isto como um passo que é feito para desviá-lo de seus objetivos e fazer você se sentir ainda mais preso e sem esperança. Em vez disso, é apenas uma parte do processo que vai trazê-lo de volta à terra e garantir que você está sendo pelo menos um pouco prático sobre as suas expectativas. Lembre-se, não existe realmente nenhuma coisa como um "trabalho perfeito".

5. Você tem as habilidades necessárias para a carreira que você realmente quer?

Você determinou exatamente o que você quer fazer. Mas, há uma pergunta  seguinte a fazer: Você tem as habilidades e competências necessárias para realmente fazer isso? Será que os gerentes de contratação vão considerá-lo para as vagas disponíveis na área que você quer, ou eles vão simplesmente passar os olhos e atirar o seu currículo diretamente na lixeira?

Compreensivelmente,  vai existir uma curva de aprendizado aqui, o que é de se esperar. Quando você está fazendo uma mudança de carreira, sem dúvida, vão existir  algumas lacunas que você vai precisar preencher. Então, não fique desanimado quando você não preencher todos os requisitos de imediato. No entanto, é importante que você verifique se você tem algumas habilidades transferíveis e, pelo menos, algumas das qualificações necessárias antes de dar o salto.

Se você achar que tem algumas grandes deficiências, não entre em pânico ainda. Determine quais os passos que você precisa tomar, a fim de fazer a transição para esse campo. Você precisa voltar para a escola? Você precisa obter uma certificação? Um estágio seria útil (mesmo que não seja pago)? Você pode se tornar sócio de alguém que tem as habilidades que te faltam? Embora isso possa não ser uma opção para um trabalho tradicional, pode ser extremamente benéfico se você está pensando em iniciar o seu próprio negócio.

Não deixe  este passo desanimá-lo. Sim, ele pode ser uma dose brutal de realidade. No entanto, você não quer passar por todo esse trabalho (ou pior, deixar seu trabalho atual e salário fixo!) apenas para se candidatar para um inevitável desapontamento e rejeição.

6. Quem pode ajudá-lo com essa mudança?

Mesmo se você tiver toneladas de competências transferíveis e um currículo impressionante para levar para a sua nova carreira, a transição ainda vai ser um pouco assustadora. Você não tem qualquer experiência para compartilhar com seus potenciais empregadores, então você vai precisar de alguns outros truques e recursos na manga.

Olhe através de sua rede de contatos e veja se você tem quaisquer ligações existentes no campo que você objetiva entrar. Como diz o velho ditado, "Nem sempre é o que você sabe, mas quem você conhece", e este pensamento pode ser especialmente verdadeiro quando você está tentando mudar de carreira. Suas conexões podem  definitivamente abrir portas para você, abastecê-lo com toneladas de informações valiosas e insights sobre a sua nova área, e você vai precisar de toda a ajuda que puder conseguir!

Fazer uma grande mudança em sua carreira é em igual partes estressante e excitante, mas é também uma escolha que você quer pensar com cuidado. Pergunte a si mesmo estas seis perguntas antes de fazer qualquer movimento, e você estará  dando a esta  decisão a pesquisa e consideração que ela merece!

Você já fez uma grande mudança em sua carreira? O que você considerou antes de chegar a sua decisão?


Este texto é uma livre tradução do post "What You Need to Consider Before Making a Career Change" do site "The Every Girl". Eu o trouxe para vocês porque achei um texto muito pertinente, claro e objetivo sobre como começar uma mudança de carreira. Espero ter ajudado alguns amigos por aqui. Para ver o original (em inglês) clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Carol Rosseti

Eis um livro  que eu indico para vocês com todo o prazer! O livro MULHERES, de Carol Rosseti, reúne várias ilustrações da  autora e trata de um tema sempre muito importante: o direito de cada ser humano.  Nessa obra o foco são as mulheres, assim com "s" mesmo, a pluralidade de ser mulher: A mulher cis, a mulher trans, a mulher deficiente física, a mulher casada, a mulher solteira, a dona de casa, a prostituta, a tatuada, a homossexual, a bissexual, a heterossexual ... E por tratar dessa pluralidade feminina é que a Carol acaba tratando dos direitos das mulheres, mas também do direito de todos. Como ela mesmo diz: " A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas. Lembro que, quando eu era criança, era comum que os filmes/livros/animações protagonizados por personagens femininas fossem

Calendários 2017

Enfim 2017!  Sério já tava contando os segundo para 2016 ir embora, oh ano complicado... Mas deixando de falar do passado, ano novo é igual a inúmeras novas oportunidades. Entre elas a de ter um novo calendário lindo decorando sua casa, sua mesa, seu cantinho no escritório. Abaixo uma pequena seleção de calendários legais que encontrei na net para vocês, esperem que gostem ;) Não me mande flores My Wishes Blog do Math Huckleberry home F eliz Ano Novo !

Músicas da cerimônia de casamento

Montar lista de músicas não é fácil. Montar lista de músicas que embeleze um ritual e passe a mensagem que você quer em um dos momentos mais importantes da sua vida... ufa! Eu penei um bocado para fazer a lista, mas com a pressão de estar a menos de 52 dias para o casamento e com a ajuda da internet e do youtube encontrei a solução. A minha cerimonia vai ser uma celebração católica, então antes de tudo eu fui comprar os folhetos litúrgicos (ou folhinhas ou papeizinhos...). Quem é católico vai sacar, mas para quem não é esses folhetos contém a liturgia, o ritual de cada missa, com as leituras orações e músicas do dia. As músicas que estão lá não são obrigatórias, mas dão uma ideia do estilo esperado, da vibe . Depois de comprado os folhetos e escolhidas as leituras (porque na celebração do casamento tem duas opções para cada momento de leitura), eu defini (ou percebi) um tema. A minha cerimônia iria falar não da família ou da nossa história, mas do amor. Do amor que vai