Tem coisa mais chata do que não encontrar uma coisa para ler, uma coisa agradável para fazer? Por isso resolvi escrever esse blog, para nas minhas viagens por aí no mundo da internet e catando coisas interessantes e colocando aqui (tipo a minha coleção de pedras no mundo real... muito esquisito?).
Bom, hoje vamos começar com: Programas de Beleza na TV. Se você nunca viu então são basicamente três opções: 1. Você mora e um lugar muito isolado e nunca viu TV (nesse caso eu me pergunto como você está me lendo); 2. Você veio de um futuro onde não existem estes programas (Neste caso, seja bem vindo!); 3. Você é muito culto e não liga para essa coisa de TV (Nesse caso também não sei o que você está fazendo nesse pobre blog novato...).
Mas vamos ao que interessa. Tem programa de beleza para tudo. Programa na TV aberta (Esquadrão da Moda no SBT, Arruma meu marido na Record ....) e na TV paga (inúmeros), programa especificamente para homens e especificamente para mulheres ( a maioria).
Esses programas na maioria das vezes têm um roteiro assim: Fulana se veste mal/se manqueia mal/ está muito acabada, então vamos melhorar a noção de moda de fulana/vamos melhora a auto-estima de fulana/vamos mudar a vida de fulana.
Muitos desse programas acabam realmente ajudando as "convidadas" a lidarem com sua imagem pessoal e aí a perceberem e começarem a tratar problemas que realmente atrapalham o seu dia a dia : medo de falhar, necessidade excessiva de atenção, falta de confiança nas próprias escolhas, medo de se colocar as vezes em primeiro lugar. Outros dão acesso a coisa básicas (tipo dentista!).Para esses programas: Parabéns! Mas o que eu tenho visto é monte destes programas que diz simplesmente: Olha a moda é assim. Você não tem noção de moda/você está fora de moda/ você é inadequada. Se vista segundo essas regrinhas e pronto você vai ser aceita, uma pessoal normal, querida na sociedade e sua vida vai mudar completamente!
Gente não é assim! Não é assim mesmo! Primeiro, se sentir bem com você mesm@ passa por se sentir bem com o que você vê no espelho, com a sua aparência,mas definitivamente não é só isso. É se sentir bem com suas escolhas diárias, é sentir que tem sentido na sua vida, é sentir que você se reconhece em um grupo que te entende (ou pelo menos tenta), que te apoia. Se sentir bem com você mesm@ é um monte mais de coisa que infelizmente eu nem tenho competência ou sabedoria para listar.
Segundo, não existe um quadradinho de regras da perfeição onde enfiar todo mundo! Você não pode sair cagando regras pra todo mundo por aí. E se você gosta minimamente de moda menos ainda. Gente, se não tivesse gente fazendo diferente, ousando, fazendo de acordo com seu gosto e personalidade ainda estaríamos usando peles de bicho no nosso lar/caverna. É preciso respeitar as vontades das pessoas e ajuda-las a descobrir o que elas querem. Programas que ajudam as pessoas a abrirem os horizontes e se entenderem mais, esses sim são OK!
E terceiro, mesmo que esse quadradinho de regras te deixe "linda" para a sociedade, ser "linda" não te garante aceitação. As pessoas te rejeitam por muitos outros motivos além da "beleza", sus opiniões políticas, sua cor de pele, sua postura de trabalho, sua orientação sexual/afetiva, sua religião ( ou a ausência dela), por serem tremendo babacas ou simplesmente por que não foram com a sua cara! Ser mais bonita não vai mudar a sua vida. Pode ajudar em alguma coisa, provavelmente, ma não é definitivo para nada. Aliás nem para ser modelo, já que elas precisam de uma boa dose de disciplina, vontade e profissionalismo para darem certo.
E tem programa que é pior. Um especificamente tem me deixado maluca! É o " 10 anos mais jovem" que passa no canal Discovery Home e Health. Vamos lá: O programa começa com duas mulheres que são levadas para fazerem uma pesquisa no shopping. Elas ficam lá paradas e as pessoas que passam respondem para apresentadora que idade elas acham que as mulheres tem. Geralmente as pessoas dão de 10 a 20 anos a mais do que as mulheres realmente tem. E aí começa um competição: Uma das mulheres vai passar por procedimentos cirúrgicos e a outra por procedimentos não-cirúrgicos e no final vamos ver que ficou mais jovem, a que passou pela faca ou a outra.
Bom... eu nem sei por onde começar. Primeiro tudo o que já falei antes sobre os outros (rsrsr), já que elas também passam por aulas de como se vestir. Mas o pior dese programa é confundir beleza e juventude! Quanto mais "jovem", mais "bonita". Gente não tem mentira maior. Quem não tem uma foto no fundo do armário que esconde até de Deus pra provar o contrário? Beleza (além de relativa) é formada por um conjunto grande de atributos e existe em qualquer idade. Você não precisa fingir que tem 20 ou 30 paro o resto da vida: é inútil, é ridículo, e não faz sentindo! A gente só tem duas escolhas quanto a idade: morrer jovem ou envelhecer. Envelhecer é normal! E não significa ficar feia ou inválida ( Taí Meryl Streep para provar!).
Para terminar só queria dizer uma coisa: programas como esse podem até divertir mas estão fazendo um desserviço a sociedade. Produtores ( ou sei lá quem bota esses programas no ar) sugiro uma boa olhada na concorrência. Já tem programas de beleza bem melhores por aí e que não constrangem nem colocam caraminhola na cabeça de ninguém.
Comentários
Postar um comentário
Oi quer deixar uma recado? Escreve aqui!