Pular para o conteúdo principal

Planejar - passo 3


Oi, continuando a série...Hora de planejar . 

Agora que você fez os passos 1 - destralhar- e 2 - colocar cada coisa em seu lugar- você percebeu que têm algumas coisas em excesso e que faltam algumas coisas. E mais, você recolheu dados sobre você, sobre seus hábitos e sua casa. Por tudo isso agora você tem condições de planejar, e planejar bem melhor do que antes, a sua casa as suas coisas e rotinas.

Novamente a Thaís do "Vida Organizada" me ensinou uma coisinha: a bagunça te dá pistas. Se tem muita roupa espalhada no sofá da sala, e não importa quanta vezes você guarde a roupa no lugar adequado ela volta,  isso indica uma coisa para você: as pessoas tem o hábito de tirar algumas peças de roupa na sala! E ao perceber esse hábito você pode escolher dois caminhos: entrar em guerra com ele  (e isso demanda planejamento), ou escolher um jeito de civilizá-lo (e isso também precisa de planejamento).

Se escolher civiliza-lo você tem de começar a planejar que tipo de apoio de roupas vai por ( um cabideiro? Ganchos? Um banco?) aonde vai por ( Do lado da porta ? Do lado do Sofá? Em algum lugar específico do hall de entrada?) de que material ele vai ser ( Madeira? Vidro? Metal? Plástico?) de que cor, se você vai precisar alterar alguma coisa na disposição dos móveis ou na decoração, quanto dinheiro você pretende gastar no total, se vai fazer as alterações necessárias em etapas etc.


Outro exemplo, se você percebeu durante os outros passos que tem muitos casacos, e nem sabe porque tem tantos, já que faz calor onde mora, agora é hora de pensar: Porque tantos casacos? O que me leva a comprar tantos, se nem uso? O que possa fazer para comprar menos? Como posso me planejar para evitar cair na tentação de comprar casacos?


Aqui também é aquela hora em que você planejar como comprar as coisas que você percebeu que estavam faltando ou de planejar projetos maiores como: 

" Agora que eu finalmente vi como é meu banheiro sem aquele monte de tralha nele, percebi que não gostei de como ele é . Quero ele mais alegre/chique/claro/etc."

Ai você junta inspiração, defini como quer, defini quanto vai gastar, escolhe caminhos para seguir (vou usar tinta, papel de parede, ou azulejo?) e separa todo o projeto em pequenos pedaços (vou primeiro falar com o condomínio, depois, comprar novos azulejos e uma nova pia e torneira, depois vou contratar um pedreiro, etc.)

Você  não quer terminar assim, né?

O passo 3 - planejar- também é hora de esquematizar um modo de como organizar a casa: pensar qual próximo cômodo da casa vai ser "atacado" na organização, e/ou criar ( ou começar a criar) uma rotina de limpeza e organização da casa. 

Lembre-se, como os outros passos esse também é de desenvolvimento contínuo: você não precisa fazer tudo de uma vez!

Esse passo existe principalmente para lembar que não se pode fazer tudo assim "como Deus quis". Organizar pode parecer um coisa física, mas, acredite, é muito mais mental. É preciso pensar no que se está fazendo, até porque cada pessoa e rotina é diferente e não dá para organizar sem pensar em você e na sua rotina (e das pessoas na sua casa). 

Existem várias forma de planejar, de criar rotinas e etc por aí a fora na internet. Eu mesma vou postar várias, com certeza. Mas lembre: Não dá para seguir receitinhas sem pensar, é preciso olhar a receita, mas adaptar à sua realidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Carol Rosseti

Eis um livro  que eu indico para vocês com todo o prazer! O livro MULHERES, de Carol Rosseti, reúne várias ilustrações da  autora e trata de um tema sempre muito importante: o direito de cada ser humano.  Nessa obra o foco são as mulheres, assim com "s" mesmo, a pluralidade de ser mulher: A mulher cis, a mulher trans, a mulher deficiente física, a mulher casada, a mulher solteira, a dona de casa, a prostituta, a tatuada, a homossexual, a bissexual, a heterossexual ... E por tratar dessa pluralidade feminina é que a Carol acaba tratando dos direitos das mulheres, mas também do direito de todos. Como ela mesmo diz: " A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas. Lembro que, quando eu era criança, era comum que os filmes/livros/animações protagonizados por personagens femininas fossem

Calendários 2017

Enfim 2017!  Sério já tava contando os segundo para 2016 ir embora, oh ano complicado... Mas deixando de falar do passado, ano novo é igual a inúmeras novas oportunidades. Entre elas a de ter um novo calendário lindo decorando sua casa, sua mesa, seu cantinho no escritório. Abaixo uma pequena seleção de calendários legais que encontrei na net para vocês, esperem que gostem ;) Não me mande flores My Wishes Blog do Math Huckleberry home F eliz Ano Novo !

Músicas da cerimônia de casamento

Montar lista de músicas não é fácil. Montar lista de músicas que embeleze um ritual e passe a mensagem que você quer em um dos momentos mais importantes da sua vida... ufa! Eu penei um bocado para fazer a lista, mas com a pressão de estar a menos de 52 dias para o casamento e com a ajuda da internet e do youtube encontrei a solução. A minha cerimonia vai ser uma celebração católica, então antes de tudo eu fui comprar os folhetos litúrgicos (ou folhinhas ou papeizinhos...). Quem é católico vai sacar, mas para quem não é esses folhetos contém a liturgia, o ritual de cada missa, com as leituras orações e músicas do dia. As músicas que estão lá não são obrigatórias, mas dão uma ideia do estilo esperado, da vibe . Depois de comprado os folhetos e escolhidas as leituras (porque na celebração do casamento tem duas opções para cada momento de leitura), eu defini (ou percebi) um tema. A minha cerimônia iria falar não da família ou da nossa história, mas do amor. Do amor que vai