Pular para o conteúdo principal

Planejar - passo 3


Oi, continuando a série...Hora de planejar . 

Agora que você fez os passos 1 - destralhar- e 2 - colocar cada coisa em seu lugar- você percebeu que têm algumas coisas em excesso e que faltam algumas coisas. E mais, você recolheu dados sobre você, sobre seus hábitos e sua casa. Por tudo isso agora você tem condições de planejar, e planejar bem melhor do que antes, a sua casa as suas coisas e rotinas.

Novamente a Thaís do "Vida Organizada" me ensinou uma coisinha: a bagunça te dá pistas. Se tem muita roupa espalhada no sofá da sala, e não importa quanta vezes você guarde a roupa no lugar adequado ela volta,  isso indica uma coisa para você: as pessoas tem o hábito de tirar algumas peças de roupa na sala! E ao perceber esse hábito você pode escolher dois caminhos: entrar em guerra com ele  (e isso demanda planejamento), ou escolher um jeito de civilizá-lo (e isso também precisa de planejamento).

Se escolher civiliza-lo você tem de começar a planejar que tipo de apoio de roupas vai por ( um cabideiro? Ganchos? Um banco?) aonde vai por ( Do lado da porta ? Do lado do Sofá? Em algum lugar específico do hall de entrada?) de que material ele vai ser ( Madeira? Vidro? Metal? Plástico?) de que cor, se você vai precisar alterar alguma coisa na disposição dos móveis ou na decoração, quanto dinheiro você pretende gastar no total, se vai fazer as alterações necessárias em etapas etc.


Outro exemplo, se você percebeu durante os outros passos que tem muitos casacos, e nem sabe porque tem tantos, já que faz calor onde mora, agora é hora de pensar: Porque tantos casacos? O que me leva a comprar tantos, se nem uso? O que possa fazer para comprar menos? Como posso me planejar para evitar cair na tentação de comprar casacos?


Aqui também é aquela hora em que você planejar como comprar as coisas que você percebeu que estavam faltando ou de planejar projetos maiores como: 

" Agora que eu finalmente vi como é meu banheiro sem aquele monte de tralha nele, percebi que não gostei de como ele é . Quero ele mais alegre/chique/claro/etc."

Ai você junta inspiração, defini como quer, defini quanto vai gastar, escolhe caminhos para seguir (vou usar tinta, papel de parede, ou azulejo?) e separa todo o projeto em pequenos pedaços (vou primeiro falar com o condomínio, depois, comprar novos azulejos e uma nova pia e torneira, depois vou contratar um pedreiro, etc.)

Você  não quer terminar assim, né?

O passo 3 - planejar- também é hora de esquematizar um modo de como organizar a casa: pensar qual próximo cômodo da casa vai ser "atacado" na organização, e/ou criar ( ou começar a criar) uma rotina de limpeza e organização da casa. 

Lembre-se, como os outros passos esse também é de desenvolvimento contínuo: você não precisa fazer tudo de uma vez!

Esse passo existe principalmente para lembar que não se pode fazer tudo assim "como Deus quis". Organizar pode parecer um coisa física, mas, acredite, é muito mais mental. É preciso pensar no que se está fazendo, até porque cada pessoa e rotina é diferente e não dá para organizar sem pensar em você e na sua rotina (e das pessoas na sua casa). 

Existem várias forma de planejar, de criar rotinas e etc por aí a fora na internet. Eu mesma vou postar várias, com certeza. Mas lembre: Não dá para seguir receitinhas sem pensar, é preciso olhar a receita, mas adaptar à sua realidade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oi, bom dia, que tal acreditar mais na vida?

Imagem do Phellipe do blog "Coisas Boas Acontecem" Oi gente, sei que mais desapareço do que posto aqui,  mas tenho muita coisa acontecendo agora.   Sei que não contei para vocês, mas meu irmão cometeu suicídio ano passado, no final de novembro. Isso causou muita dor e muitas mudanças na minha família. Também passei (e ainda estou passando de certo modo) por uma situação complicada no trabalho. Um problema com um dos meus colegas que acabou por levar a várias alterações no meu escopo de trabalho. Enquanto isso meu processo de mudança de carreira continua em paralelo, e isso não é fácil. E para completar, meu casamento tá daquele jeito que agente chama de "anda indo". Não tá legal.  No fim das contas, estou lidando com muitas coisa complicadas de uma vez e nem sabia como voltar para cá. O que falar, como falar. Isso aqui é uma espécie de diário, mas não é. Pode ser que ninguém me leia, mas todo mundo tem acesso. É muito particular e ao m...

Áreas de foco

Continuando com a minha ideia de mudança de carreira, resolvi seguir uma dica do blog "Vida Organizada" da Thaís (nossa como estou íntima rsrs) e fazer uma mapa mental da minha vida com as minhas principais áreas de foco. Dá uma olhadinha aí em baixo como ficou: Sinceramente me ajudou bastante a ver (literalmente) mais claramente como eu penso a minha vida. Não como ela é exatamente, mas como eu a organizo na minha cabeça (mapa mental, dã). Duas coisas positivas eu tirei desse exercício logo de cara. Primeiro, no campo da saúde eu mapeei exatamente quais seriam as consultas periódicas: aquelas que a gente abe que tem que fazer todo ano, mas acaba esquecendo. No meu caso elas são: Dentista (6 em 6 meses), Ginecologista (1 vez ao ano), Psiquiatra ( eu sofro de TOC então é a cada 2 meses) e Oftalmologista (era todo ano, mas acabei de fazer cirurgia de miopia então não sei como vai ficar). Eu sei que cumprindo essa rotininha eu posso ficar tranquila e a  maior part...

Inspirações rústico/industrial/acolhedoras fáceis de fazer - cozinha

Nesse início de ano, além do meu hobbie mor  (arrumar minha casinha), ainda tem acontecido mais algumas coisas. Entre elas uma oportunidade de talvez, quem sabe comprar um lugarzinho próprio. Como sonhar não custa caro, e como esssas ideias serviriam inclusive para meu  apartamento fofo e alugado, vamos as fotos. Resolvi começar pela cozinha porque ela realmente é a alma da casa. Olha que estante linda, fácil e barata de fazer? É um bar, mas poderia ser numa cozinha tranquilo. E s combinação de cores? Quero tudo! (inclusive o vaso com flores e essa máquina de café degradê !) Não sou muito fã da mesa com tudo aberto e tenho medo das facas penduradas em imã (mesmo bonito não gosto delas com tão fácil acesso assim rsrsr). Mas que parede é essa gente! Tem placa furadinha azul clarinha para gente por tudo que quiser (ou conseguir) pendurar, tem quadros lindos , tem prateleira de caixa e,  principalmente, tem esses cestos para frutas e legumes que achei uma ideia ge...