Pular para o conteúdo principal

Resenha livro - A cidade & a cidade



Baixar Livro A Cidade e A Cidade - China Miéville em PDF, ePub e Mobi ou ler online
Título: "A cidade & a cidade"

Autor: China Miéville

Resenha: “The City & the City”, 2009. Um híbrido entre ficção científica e romance policial, o livro narra a investigação do inspetor Tyador Borlú, do Esquadrão de Crimes Extremos na cidade europeia de Beszel, do assassinato de Mahalia Geary, uma estudante estrangeira encontrada morta, na rua, com a face desfigurada. Aos poucos, Borlú descobre que a moça tinha envolvimento com a agitação política e cultural entre Beszel e sua “cidade gêmea”, Ul Quoma.

As duas cidades ocupam praticamente o mesmo território geográfico, mas através a volição de seus cidadãos (e a ameaça do poder secreto conhecido como “Brecha”), elas são percebidas como duas cidades diferentes. O habitante de uma cidade deve obedientemente “deixar de ver” (isto é, conscientemente apagar de sua mente, ou deixar esmaecer) os habitantes, as construções, e os eventos que se passam na outra cidade. A separação é reforçada pelo modo de se vestir, arquitetura, e modo de se portar. Desde pequenos, são criados a reconhece. Ignorar a separação, mesmo sem querer, é considerado “abrir uma brecha” um crime terrível, considerado pior que assassinato.

A cidade & a cidade é o ivro de estréia de China Miéville na Boitempo, que firmou um contrato para publicar as obras ficçionais completas do autor (há planos para a obra teórica também). Uma narrativa que ecoa Kafka, Arthur C. Clarke, Bruno Schulz e Philip K. Dick, esta premiada obra de ficção científica nos mergulha em outro tempo e espaço, na beira da europa oriental, para tecer um comentário afiado sobre nossas cidades a alienação contemporânea.

Vencedor dos prêmios Hugo de Melhor Romance, BSFA de Melhor romance, Prêmio Arthur C Clarke, Prêmio World Fantasy; A tradução alemã do livro também recebeo o prêmio Kurd-Lasswitz.


Porque recomendo: A premissa é incrível e, caramba e finalmente, original. O enredo é claro  e "limpo"  nada de grandes tortuosidades, de "encheção de linguiça". Os maiores personagens são as cidade, mas você vai se afeiçoar aos humanos também. Talvez o final pudesse ter sido mais explorado  e  algumas coisas melhor explicadas ( como os pretensos poderes da "Brecha"), mas  com certeza vale o tempo. E vale a reflexão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres - Carol Rosseti

Eis um livro  que eu indico para vocês com todo o prazer! O livro MULHERES, de Carol Rosseti, reúne várias ilustrações da  autora e trata de um tema sempre muito importante: o direito de cada ser humano.  Nessa obra o foco são as mulheres, assim com "s" mesmo, a pluralidade de ser mulher: A mulher cis, a mulher trans, a mulher deficiente física, a mulher casada, a mulher solteira, a dona de casa, a prostituta, a tatuada, a homossexual, a bissexual, a heterossexual ... E por tratar dessa pluralidade feminina é que a Carol acaba tratando dos direitos das mulheres, mas também do direito de todos. Como ela mesmo diz: " A decisão de desenhar apenas mulheres foi, em parte, motivada por uma questão pessoal de identificação. Mas, por outro lado, acho interessante, despertar nos homens a chance de se identificar com personagens femininas. Lembro que, quando eu era criança, era comum que os filmes/livros/animações protagonizados por personagens femininas fossem

Calendários 2017

Enfim 2017!  Sério já tava contando os segundo para 2016 ir embora, oh ano complicado... Mas deixando de falar do passado, ano novo é igual a inúmeras novas oportunidades. Entre elas a de ter um novo calendário lindo decorando sua casa, sua mesa, seu cantinho no escritório. Abaixo uma pequena seleção de calendários legais que encontrei na net para vocês, esperem que gostem ;) Não me mande flores My Wishes Blog do Math Huckleberry home F eliz Ano Novo !

Músicas da cerimônia de casamento

Montar lista de músicas não é fácil. Montar lista de músicas que embeleze um ritual e passe a mensagem que você quer em um dos momentos mais importantes da sua vida... ufa! Eu penei um bocado para fazer a lista, mas com a pressão de estar a menos de 52 dias para o casamento e com a ajuda da internet e do youtube encontrei a solução. A minha cerimonia vai ser uma celebração católica, então antes de tudo eu fui comprar os folhetos litúrgicos (ou folhinhas ou papeizinhos...). Quem é católico vai sacar, mas para quem não é esses folhetos contém a liturgia, o ritual de cada missa, com as leituras orações e músicas do dia. As músicas que estão lá não são obrigatórias, mas dão uma ideia do estilo esperado, da vibe . Depois de comprado os folhetos e escolhidas as leituras (porque na celebração do casamento tem duas opções para cada momento de leitura), eu defini (ou percebi) um tema. A minha cerimônia iria falar não da família ou da nossa história, mas do amor. Do amor que vai